segunda-feira, 25 de junho de 2012

Como conservar seus livros

Todo leitor que se preze tem um carinho super especial por cada exemplar que possui. Portanto nada melhor do que conserva-los adequadamente.
Aqui vão algumas dicas para deixar seus preciosos livros muito mais bonitos a medida que o tempo passar.



  • Não guarde os livros inclinados, a posição ideal é a vertical.Se for preciso, utilize de aparadores.
  • Não deixe os livros apertados, o ideal é que fiquem folgados na prateleira. Livros apertados favorecem o aparecimento de cupins.
  • Com a dica acima você consegue retira-los da maneira correta, que é pelas laterais. Quando os livros estão muito grudados, faz com que você tenha que retira-los pela lombada, o que danifica a encadernação.

  • Se o livro for comprido, utilize uma prateleira adequada. Se não for possível, deixe na horizontal. Não sobreponha mais de 3 livros.
  • A estante ou armário deve ser arejado. Se for fechado, deve ser periodicamente aberto.
  • Não utilize clipes como marcador de pagina, mesmo os de plástico. Eles amassam o papel e o metal mancha a página. Dê preferencia aos marcadores de papel e não dobre a página para marca-la.
  • Se o livro for antigo, lave bem as mãos antes de manuseá-lo. Para qualquer leitura, procure estar sempre com as mãos limpas. Mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel.
  • Evite comer ou beber perto dos livros ou enquanto lê. Acidente podem acontecer. Também evite umedecer a ponta dos dedos com saliva para virar as páginas. A acidez contida na saliva deixa as folhas amareladas.
  • Não utilize nenhum tipo de fita ou cola para tentar reparar um volume em degradação. Esses produtos são ácidos e provocam manchas. Procure sempre levar o volume a um especialista.
  • O livro deve ser constantemente manuseado. O simples ato de folhear as páginas ajuda na oxigenação do material, evitando a acumulação de micro-organismos.
  • Faça uma limpeza sempre que possível. Retire todos os livros da prateleira, limpe-os com uma flanela depois limpe a prateleira com um pano úmido. Evite produtos fortes, pois estes podem infiltrar no papel.

Com essas atitudes, que são super fáceis de seguir, você colabora com o tempo de vida dos seus livros!


Até a próxima!
SAPS!

7 comentários:

Anônimo disse...

Dicas práticas e úteis!

Camila Rodrigues disse...

aawn! amei as dicas, sério mesmo! >.<

http://metamorfosando.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Cara, acabei de descobri que cuido muito mal dos meus livros. Não sabia que tinha que estar folgado. Vou dar uma ajeitada amanhã :D

Unknown disse...

Meus livros estão todos apertados, só tenho um prateleira e ela, mesmo depois de retirar alguns, não tem mais espaço para todos. Alguma dica? :/
Bem, adorei as dicas XD

Bianca disse...

Olá Ana Luiza!
Que bom que gostou dos livros!
Olha, eu também sofro desse mal chamado prateleira cheia! hahaha
Quando fico sem espaço, costumo deixar alguns livros em pé na frente dos que já estão na prateleira, como se estivessem em exposição, entendeu?
Espero que ajude! :)
SAPS!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Profano Feminino disse...

Gostei da dicas!! E o melhor super fáceis de colocar em pratica.

www.profanofeminino.com

Postar um comentário

 
Blog Template by Delicious Design Studio
e modificado por Thaissa